segunda-feira, 6 de julho de 2009

Carta - juninas

Querida dançarina,

Como estão todos? E esse mês de julho que inicia e segue trazendo o frio de junho? Está tomando algum quentão ou vinho quente? Hum... tomei uns e encontrei um quentão sem álcool que adorei!
Serzinho dançante, é preciso dizer: estive nas melhores festas juninas da minha vida! Sério, não estou exagerando... O que me encantou além das danças, das brincadeiras, das comidas deliciosas, das bebidas quentes, das bandeirinhas, das rodas, foi a abertura, foi o convite para brincar junto. Quanta gente linda, pulante, quanta música luminosa... O chão parecia estar no céu, entende?
Amei, amei... as pessoas não estavam bêbadas (sinceramente, vi pouquíssimos), elas estavam brincando mesmo, brincando de dançar, brincando de ser, brincando de estar, sorrindo no olhar!
Festa de escola, barracas, professores de trancinha, pais com máquinas, crianças correndo, dançando, cantando, abraços e quadrilha com todo mundo "junto em uma coisa só"!
Festa improvisada, samba de roda delicioso, com samba chulo, e umbigada... lindo de dançar, de bater palmas, de cantar, de ver saia rodar, de ver moço tirar o chapéu! Forró de rabeca, e certamente, quadrilha ;-)
Festa generosa, com mesas enfeitadas de frutas, o ambiente com velas contentes. Caldo, milho, bolos de milho, fubá, aipim, arroz doce, curau, quentão, vinho quente, vinhos, sucos... O que era aquilo? Uma enorme e linda fogueira ao lado de fora! Quadrilha, forró do bom, roda de côco... gente que dança, que aprende, que ensina, que fascina!
Festa de brincar, roda de jongo, côco, cavalo marinho e mais e mais outras. Samba, forró, batucada... brincar de dançar, de ser animal, de cair, de rir e bater palmas ao assistir Antônio Nóbrega cantando, dançando e contagiando todo mundo para brincar junto!
Festa de rua, uma vila com vizinhos animados, comidas e bebidas compartilhadas, som alto e muita pintinha no rosto: a senhora que dança com a criança, que corre em volta das amigas que falam e sorriem ao ver porque não conseguiram dormir de manhã ;-)
Querida, levei você comigo em todas as festas e fomos iniciadas na música e dança da cultura popular por gente que quer mais é abrir essa roda!

Assinado: eu dançando de você (ou: você dançando de mim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário